www.vilarfigos.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
FESTA DAS ROSAS

 

HISTÓRIAL DA FESTA DAS ROSAS

 

Nesta freguesia de Vilar de Figos, realiza-se todos os anos a tradicional Festa das Rosas em honra de Nossa Senhora do Rosário, segundo reza a lenda estas Festividades tiveram início num ano de muita seca, em que o povo desta terra fez várias rezas a pedir à Nossa Sr.ª do Rosário que chovesse, como o pedido foi realizado, em agradecimento foi-lhe feita uma Festa, e a partir daí as Festividades realizam-se todos os anos no último Domingo de Abril. Estas Festividades têm como atractivos as tradicionais cordas Floridas e o Carro das Rosas e dividem-se em duas partes, a profana, e a Religiosa.

As cordas Floridas são cordas fabricadas em papel crepe, papel prata, papel vegetal, vários tipos de fita, arame, corda de nylon, etc., e são confeccionadas por senhoras e raparigas desta freguesia que abdicam dos seus tempos livres para as terem prontas no dia das Festividades, a confecção destas cordas Floridas é uma tradição que passa de mães para filhas. O Carro das Rosas, é um carro de gado tradicional, todo ornamentado com flores naturais, e puxado por uma junta de bois de raça Barrosã, onde se instalam 4 raparigas vestidas com os trajes antigos da região e espalham pétalas de Flores, por todo o percurso da Procissão.

Quanto à parte Religiosa, tem início na Sexta-feira, com uma Procissão de Velas, no Domingo da parte da manhã é celebrada a missa solene em Honra de Nossa Sr.ª, e da parte da tarde realiza-se uma imponente procissão eucarística, onde se incorporam dezenas de figurados, cerca de 12 lindos andores ornamentados com flores naturais, ou em talha dourada, as confrarias e as autoridades religiosas.

A parte profana resume-se no seguinte: um conserto na Sexta-feira à noite com a actuação de Conjuntos Musicais da Região; um grande espectáculo na noite de Sábado, onde geralmente actuam os melhores artistas da música ligeira Portuguesa; um espectáculo durante todo o dia de Domingo, onde actuam sempre duas das mais conceituadas Bandas Filarmónicas do País; e a encerrar as Festividades realiza-se um último espectáculo na noite de Domingo com mais uma actuação de um Agrupamento Musical.

Estas festividades são visitadas por milhares de pessoas, que vêm admirar as belas obras de arte confeccionadas pelas Senhoras e meninas desta terra que são únicas na região e também para assistirem aos excelentes espectáculos musicais.

 


Horário de Funcionamento

da Junta de freguesia

 

 

quartas-feiras das 20 às 21,30 horas

sábados das 14,30 às 18 horas